domingo, 4 de setembro de 2011

Equipamento



O equipamento de boxe é um dos trajes desportivos mais complicados que existem para prevenir que os atletas se aleijem. Uma vez que quando falamos de equipamento estamos a falar de camisa, cintos, calções, botas, equipamento de proteção e por aí fora.

A camisa tem de ser da mesma cor do que as luvas, dependendo do canto que o pugilista defende. Para competições internacionais aprovadas pela AIBA, os atletas são obrigados a utilizar uma camisa de alças que nas costas pode ter o nome do país do atleta desde que inscrito no quadrado de 100 centimetros.

Os calções normalmente são da mesma cor que a camisa, e normalmente cobrem mais de metade das coxas, não ultrupassando os joelhos. Quando os calções e a camisa são da mesma cor, é utilizado um elástico com 10 cm de largura, de modo a evidenciar a linha de cintura. Apenas os golpes acima da linha de cintura são efectivos e contabilizados como ponto. Por outro lado, de modo a assegurar o desportivismo e a segurança, os competidores devem calçar botas ou sapatos leves, sem pitões, ou espigões.

Como equipamento de segurança para prevenir os golpes abaixo da cintura é utilizada uma coquilha que garante a protecção aos genitais.