sábado, 3 de setembro de 2011

Ligaduras

Antes de os atletas colocarem as luvas, não se podem esquecer de um pormenor muito importante do seu equipamento: as Ligaduras.

As ligaduras são usadas para proteger as mãos dos atletas, mas especificamente os dedos. As ligaduras normalizadas utilizadas nas competições de boxe, tem as dimensões máximas de 4.5 m de cumprimento e 5.7 cm de largura em cada mão. As ligaduras usualmente são tecidas com fio de algodão absorvente, a utilização de outros materiais plásticos ou de borracha é estritamente proibido.

As ligaduras apareceram bastante cedo na história do boxe, cerca do sec IV AC, elas foram reforçadas com mais couro, de modo a ficar com o formato de luva. As ligaduras foram originalmente bocados macios de pele de boi, envolto em torno de dedos e pulsos e não evoluiram muito ao longo dos anos, até muito recentemente. Os pugilistas utilizam-nas um pouco mais apertadas em torno dos pulsos do que em torno de suas palmas das mãos e dedos de modo a dar espaço suficiente para mover os dedos, o que pode fazer vir ao de cima, habilidades técnicas em plena competição.

Os pugilistas nos torneios Continental, do Mundo e olímpicos de boxe costumam receber por parte da organização as ligaduras antes de entrarem em competição. No final de cada luta os competidores irão retirar suas ligaduras e ataduras mudar para nova fornecida pela organização. Se os Atletas não seguem as regras sobre o tamanho das ligaduras, o inspector e o árbitro têm o direito de parar a luta e pedir-lhes para mudar, caso não acate as decisões dos juizes será desclassificado.